Translated by Google Translate

NL EN US DE FR PL CZ ES PT SE HU GR RO SK JP CN AE IL

Clássicos E & R
Kleiweg 1 5145NA Waalwijk, Países Baixos
+31 416 751 393

Compramos e vendemos carros clássicos em todo o mundo
Ir para inventário Vender meu carro

Jaguar XK120

O Jaguar XK120 é um carro esportivo fabricado pela Jaguar entre 1948-1954. Foi o primeiro carro esportivo da Jaguar desde o SS 100, que parou a produção no 1940. O XK120 foi lançado como 2-seater e roadster no 1948 London Motor Show como um carro de show para o novo motor Jaguar XK. O carro de exibição era o primeiro protótipo que se pareceu quase idêntico aos carros de produção, a não ser que os pilares externos diretos de seu pára-brisa seriam curvados na versão de produção. O roadster causou sensação, o que persuadiu William Lyons (fundador da Jaguar e chefe de design) a colocá-lo em produção. Começando em 1948, os primeiros carros 242 tinham carrocerias abertas de dois lugares com painéis de alumínio. A produção mudou para o 1cwt ou 51kg todo em aço no início do 1950. O "120" referia-se à velocidade máxima 120mph do carro de alumínio, o que o tornou o carro de produção mais rápido do mundo no momento de seu lançamento. Em 1949, o primeiro roadster de produção foi entregue a Clark Gable. Em última análise, o XK120 tornou-se disponível em duas versões abertas, primeiro como um open-two-seater conhecido nos EUA como o roadster, depois como um drophead coupé (DHC) no 1953; e no 1951 também como coupé principal fechado ou fixo (FHC). Em maio 30, 1949, na autoestrada vazia de Ostend-Jabbeke, na Bélgica, um protótipo XK120 alcançou uma média de corridas em direções opostas de 132.6mph. Em 1950 e 1951, em uma pista oval inclinada na França, os roadsters XK120 tinham uma média de 100mph para 24 horas e mais de 130mph por uma hora. Em 1952, um coupé de cabeça fixa obteve vários recordes mundiais de velocidade e distância quando obteve uma média de 100 mph por uma semana. Roadsters também foram bem sucedidos em corridas e ralis.

Jaguar carros clássicos para venda

Os primeiros roadsters foram construídos entre o final do 1948 e o início do 1950. Começando com o ano do modelo 1950, todos os XK120s subseqüentes foram produzidos em massa com corpos de aço prensados. As versões DHC e FHC, mais luxuosamente equipadas que os roadsters, tinham janelas de corda e também folheados de madeira no painel de instrumentos e tampas das portas internas. Com cabeçotes de cilindro de liga e dois carburadores SU, o duplo 3.4L 6L foi relativamente avançado para uma unidade produzida em massa de seu tempo. Com uma taxa de compressão padrão 8: 1, desenvolveu 160bhp, usando o combustível 80 octanagem. A maioria dos primeiros carros foi exportada; uma versão 7: 1 de baixa compressão, com conseqüente desempenho reduzido, foi reservada para o mercado do Reino Unido. A fábrica da Jaguar forneceu aos roadsters a maior taxa de compactação para a impressora. Os jornalistas puderam testar o desempenho ótimo do modelo na Bélgica, em um longo trecho de estrada entre Jabbeke e Oostende. O design básico do motor XK, posteriormente modificado nas versões 3.8 e 4.2 litro, durou até o final dos 1980s. Todos os XK120s tinham suspensão dianteira de barra de torção independente, molas de lâmina semi-elípticas na traseira, direção esférica de recirculação, coluna de direção ajustável telescopicamente e freios a tambor 12 em geral que eram propensos a desbotar. Alguns carros foram equipados com freios a tambor de aleta de alumínio para ajudar a superar o desbotamento. O tampo de lona leve dos roadsters e os painéis laterais destacáveis ​​fora da vista atrás dos assentos, e suas portas de estilo barchetta não tinham alças externas; em vez disso, havia um cabo de puxar interior que era acessível através de uma aba nas laterais. O pára-brisas pode ser removido para substituí-lo por aeroscópios. O coupé drophead (DHC) tinha um tampo de lona forrado acolchoado, que dobrou para o deck traseiro atrás dos assentos quando retraído, e janelas de enrolar com luzes do quadrante de abertura. O pára-brisa de vidro plano 2 foi montado em uma estrutura de aço que foi integrada ao corpo e pintada da mesma cor. Painéis e tampas de portas tanto no DHC quanto no FHC eram folheados a madeira, enquanto os roadsters mais espartanos eram enfeitados com couro. Todos os modelos tinham espáduas removíveis cobrindo os arcos das rodas traseiras, o que melhorou a aparência aerodinâmica. Nos carros equipados com rodas de fio com fecho central opcionais, as escovas foram omitidas, uma vez que davam uma folga insuficiente para os casquilhos knockoff Rudge-Whitworth cromados, com orelhas 2. Rodas de arame cromado eram opcionais da 1953. Além das rodas de arame, as atualizações na versão Special Equipment (chamada versão M nos Estados Unidos) incluíram maior potência, suspensão mais rígida e sistema de escape duplo.

Comprando um Jaguar XK120?

Em novembro, a revista 1949 The Motor testou um roadster XK120. Este carro de pré-produção registrado como HKV 455, foi o primeiro protótipo construído. Foi também o modelo de exibição do 1948 London Motor Show. Quando testado, ele tinha a taxa de compressão 8: 1, estava equipado com um undertray e funcionava com o capô e as telas laterais no lugar. A revista informou uma velocidade máxima de 124.6mph, aceleração de 0 a 60 mph em 10.0 segundos e consumo de combustível de 19.8 milhas por galão imperial.

Jaguar XK120

E & R Classics, o seu especialista Jaguar Classic Car!

Clique aqui para ver nosso estoque

Quais são as vantagens de comprar um carro Jaguar XK120 na ER Classics?
- Uma grande variedade de carros clássicos à venda
- Todos os carros são cuidadosamente verificados pela mecânica em nossa própria oficina
- MOT, soldagem e procedimentos internos para o seu carro Jaguar XK120
- Nossa mecânica especializada em oldtimer pode cuidar de todos os procedimentos
- Podemos cuidar de reparos, manutenção e necessidades personalizadas
- Restauração completa do seu carro Jaguar XK120
- Nós podemos entregar seu carro clássico para qualquer país europeu