27 de abril (Dia de Reis) SHOWROOM FECHADO
Ir para inventário Vender meu carro

Jaguar XK120

A Jaguar XK120 é um carro esporte produzido por Jaguar entre 1948-1954. Era Jaguaro primeiro carro esportivo desde o SS 100, que cessou a produção em 1940. O XK120 estava disponível como um 2 lugares aberto e roadster no Salão Automóvel de Londres de 1948, como um show car para o novo Jaguar motor XK. O modelo de exibição foi o primeiro protótipo, quase idêntico aos carros de produção. O roadster foi um sucesso, então William Lyons (Jaguar fundador e chefe de design) decidiu colocá-lo em produção. A partir de 1948, os primeiros 242 carros tinham quadros de dois lugares abertos com estrutura de madeira e painéis de alumínio. No início da década de 1950, a produção mudou para o aço 1cwt ou 51kg mais pesado. O "120" recebeu o nome da velocidade máxima de 120 mph dos carros de alumínio, tornando-o o carro de produção mais rápido do mundo no momento de seu lançamento. Em 1949, o primeiro roadster de produção foi entregue à Clark Gable. Em última análise, o XK120 estava disponível em duas versões abertas, primeiro como um aberto de dois lugares (conhecido nos EUA como roadster), depois como Drophead Coupe (DHC) em 1953; e em 1951 também como coupé fechado (ou cabeça fixa) (FHC). Em 30 de maio de 1949, na estrada vazia Ostend-Jabbeke na Bélgica, um protótipo XK120 atingiu uma média de 132.6 mph em direções opostas. Em 1950 e 1951, em uma pista oval inclinada na França, os roadsters XK120 atingiram em média mais de 100 mph por 24 horas e mais de 130 mph por uma hora. Em 1952, um FHC estabeleceu vários recordes mundiais de velocidade e distância média de 100 milhas por hora ao longo de uma semana. Roadsters também foram bem sucedidos em corridas e ralis.

Os primeiros roadsters foram construídos entre o final de 1948 e o início de 1950. A partir do ano modelo 1950, todos os XK120 subsequentes foram produzidos em massa com estruturas de aço prensado. As versões DHC e FHC, mais luxuosamente mobiliadas que os roadsters, tinham janelas de enrolar e também folheado de madeira no painel e nas tampas internas das portas. Com cabeçotes de cilindro de alumínio e carburadores SU de tração lateral dupla, o motor XK 3.4L em linha reta de 6L era relativamente avançado para um veículo produzido em massa da época. Com uma taxa de compressão padrão de 8:1, desenvolveu 160 cv, com combustível de 80 octanas. A maioria dos primeiros carros foi exportada; a versão de compressão inferior 7:1 com desempenho reduzido, destinava-se ao mercado do Reino Unido. o Jaguar a fábrica forneceu a mídia com roadsters com taxa de compressão mais alta. Os jornalistas puderam testar o desempenho ideal do modelo na Bélgica, em um longo e reto trecho de estrada entre Jabbeke e Ostende. O design da base do motor XK (mais tarde alterado para versões de 3.8 e 4.2 litros) existiu até o final da década de 1980. Todos os XK120 tinham suspensão dianteira com barra de torção independente, molas semi-elípticas na traseira, direção de esferas recirculantes, coluna de direção telescópica e freios a tambor de 12'' completos que eram propensos ao desgaste. Alguns carros foram equipados com freios a tambor com aletas de alumínio para evitar o desgaste. A capota de lona leve dos roadsters e as telas laterais removíveis estavam escondidas atrás dos assentos, e as portas estilo barchetta não tinham alças externas; em vez disso, havia um cordão interno, acessado através de uma aba na tela lateral. O para-brisa pode ser removido para substituí-lo por aeroscreens. O Drophead Coupe (DHC) tinha um topo de lona acolchoado e forrado, que se dobrava no convés traseiro atrás dos assentos quando retraído, e janelas de enrolar com luzes de abertura. O para-brisa de vidro plano de 2 peças está alojado em uma estrutura de aço que foi integrada ao corpo e pintada na mesma cor. Os painéis e as tampas das portas tanto no DHC quanto no FHC eram folheados a madeira, enquanto os roadsters mais espartanos eram estofados em couro. Todos os modelos tinham calotas removíveis sobre os arcos das rodas traseiras, o que realçava o visual aerodinâmico. Em carros com rodas de arame de travamento central opcionais, os espaçadores foram omitidos. A partir de 1953, as rodas de arame cromado eram opcionais. Além das rodas de arame, a versão Special Equipment (chamada de versão M nos Estados Unidos) tinha mais potência, suspensão mais rígida e escapamento duplo.

Em novembro de 1949, a revista The Motor testou um roadster XK120. Este carro de pré-produção registrado como HKV 455, foi o primeiro protótipo construído. Foi também o modelo do Salão Automóvel de Londres de 1948. Nos testes, o carro tinha uma taxa de compressão de 8:1, equipado com piso, capô e telas laterais instaladas. A revista relatou uma velocidade máxima de 124.6 mph, aceleração de 0 a 60 mph em 10.0 segundos e consumo de combustível de 19.8 milhas por galão imperial.

Compre o clássico Jaguar XK120

Encontrar um Jaguar O XK120 certo para você é a prioridade número um. A busca pelo carro dos seus sonhos geralmente começa online. A ERClassics fez todo o possível para lhe dar uma ideia dos carros, para que cada carro em nosso próprio site seja fornecido com uma reportagem fotográfica, imagens de 360 ​​graus, um vídeo e informações básicas sobre o carro. Você prefere ver o carro fisicamente? Então você pode visitar nosso showroom em Waalwijk, Holanda. Consulte nosso site para horários de funcionamento.

Compre o clássico Jaguar XK120

Alta qualidade Jaguar Carro clássico XK120 na E&R Classics

Todos os carros clássicos oferecidos por nós, incluindo o Jaguar XK120, são comparados com uma lista com 125 pontos. Esta avaliação é realizada por um dos nossos técnicos. Entregar carros clássicos em perfeitas condições é de grande importância para a ERClassics. Os carros clássicos oferecidos por nós são, portanto, de alta qualidade. Se você deseja obter mais informações sobre a manutenção de um carro clássico ou se está se perguntando o que fazem os mecânicos nas oficinas de carros clássicos, clique SUA PARTICIPAÇÃO FAZ A DIFERENÇA.

Troque ou venda seu Jaguar carro clássico XK120

Na ER Classics você pode comprar um Jaguar, mas também oferecemos a opção de vender o seu carro clássico atual ou trocá-lo. Se desejar obter mais informações sobre a venda ou troca do seu carro clássico, entre em contato com um de nossos especialistas em carros clássicos. Você também pode visitar nosso showroom para discutir as possibilidades

Vendo ou troco no clássico Jaguar XK120?

Manutenção em um carro clássico

É claro que todo carro precisa de manutenção, e às vezes pode acontecer que algo precise ser reparado. Não é diferente para um carro clássico. Porque gosta de manter o seu carro clássico nas melhores condições, uma boa garagem é importante. Qualquer garagem pode fornecer manutenção, mas às vezes você só precisa de um pouco mais de especialização, então você pode optar por levar seu carro clássico a uma oficina de carros clássicos, onde eles se concentram em 1 marca ou tipo de carro clássico. Os mecânicos costumam trabalhar com os mesmos carros clássicos e, portanto, se especializaram em manutenção ou reparos nesse veículo específico.

 

ER Classics tem o clássico certo Jaguar XK120 para você!

Clique aqui para nosso estoque

Quais são as vantagens de comprar um Jaguar XK120 clássico na ER Classics?

- Uma enorme variedade de Jaguar clássicos a venda
- Todos os carros clássicos foram cuidadosamente verificados pela nossa própria oficina
- Oficina própria com 20 mecânicos
- Cadastro e vistorias
- Transporte mundial até a porta
- Alta qualidade e serviço
- Opções de troca
- Os clientes nos avaliam com 8.9

O revendedor de carros clássicos online número 1 da Europa

Se você está procurando um belo novo Jaguar XK120, será assistido por um dos nossos especialistas em automóveis clássicos. A ERclassics especializou-se na compra e venda de carros clássicos desde 2008 e pode, com razão, chamar-se o revendedor de carros clássicos online número 1 da Europa.